quarta-feira, 3 de abril de 2013
Um Dia
David Nicholls

Preço: 39,90
Lançamento: 2011-05-11
Páginas: 416
Gênero: Ficção
Editora: Intrínseca

Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

   Acho que nada do que eu diga aqui, nesta resenha, expressaria com clareza o que senti ao ler este livro. Um simples gostei não chegaria aos pés do que o livro me fez sentir e do quanto me emocionei. Este livro mexeu comigo de uma forma que eu não saberia explicar com palavras, e talvez tudo o que poderia dizer, e ainda assim não seria o bastante é:  Um Dia é um livro indescritível.  Não se trata apenas de um livro que narra uma estória de amor, mas é um livro que mostra como este amor atravessa os anos e o que causa na vida de duas pessoas. David Nicholls narra a vida da forma como ela é, cheia de altos e baixos, cheia de tristeza e alegria, de encontros e desencontros, de esperanças e desilusões, de arrependimentos e memórias.  
    Quando comecei a ler o livro, achei que não iria gostar! Eu tinha a impressão de que o livro não seria nada do que esperava e que a leitura se arrastaria de uma forma lenta e entediante. Mas eu não poderia estar mais enganada. Gostei muito da forma como Nicholls conduziu a estória, e a forma como Emma e Dexter se encontram e desencontram durante os vinte anos em que suas vidas seguem caminhos tão diferentes, e ao mesmo tempo, de forma que ambos jamais se esqueçam. Gostei também da narrativa, que achei um pouco estranha de início, mas que foi me ganhando fácil. O que é muito interessante no modo como Nicholls conduziu a trama, é o fato de que esses vinte anos são mostrados em cada capítulo, sendo que cada um mostra apenas o dia 15 de Julho de cada ano (o dia em que se conheceram). Em muitos casos, os personagens passam anos sem se ver. Outras vezes, não conseguiam ficar longe por muito tempo. Mas suas vidas sempre se cruzam de uma maneira ou de outras.
   A estória de Emma e Dexter tem momentos divertidos, e na maioria das vezes muito tristes, mas o interessante é ver como eles crescem, amadurecem e mudam conforme os anos vão passando. Ao longo da estória, acompanhamos suas desilusões, paixões, carreira, seus erros e acertos. Dexter tem um impacto em Emma e Emma causa um efeito em Dexter, que apesar de todos os anos que se passam e de tudo o que vivem, o dia 15 de Julho de 1988, sempre volta para recordá-los de que eles jamais vão conseguir se esquecer. 
   Quero finalizar esta resenha dizendo que não consegui expressar nem metade do que sinto por este livro, além da estória, o narrador sabe como conduzir todo o contexto dela. Ganhei este livro da minha prima no meu aniversário do ano passado e nele pude ver que Quanto um dia pode mudar nossas vidas? O que posso dizer, é que, este é um livro que mexeu comigo, com meus sentimentos e meus pensamentos, e ao término do mesmo eu enxerguei a minha própria vida de maneira diferente. que posso dizer com certeza é que este não é um livro só bonitinho, como um conto de fadas, de forma que tudo termine bem! Nem sempre a vida dos dois segue caminhos dos quais se orgulhem, e ambos levam consigo muito arrependimento e tristezas! O fato é que, independente do que acontece em suas vidas, há apenas uma coisa da qual eles não podem fugir: eles mudaram a vida um do outro para sempre! 
    NOTA EXTRA:  
CAPA = 8
NARRATIVA = 9
ORIGINALIDADE = 10
PERSONAGENS = 10
HISTÓRIA = 10

0 comentários:

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Oferecimentos

Oferecemos este blog para as princesas que assim como nós são inseguras, no blog vocês vão poder se expressar e dar suas opiniões sobre os posts escritos, e se sentir uma verdadeira princesa que pode sim ser do seu jeito.
-As administradoras ou autoras, Lari e Kath.

Marcadores

Twitter da Kath

Instagram

http://instagram.com/kathcastilho

Social Icons

Destaques